segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Vitória sem contestação para Carlos Sousa e Luís Ramalho na estreia do Mitsubishi Racing Lancer




Carlos Sousa e Luís Ramalho venceram o ERVIDEIRA Rali TT no seu regresso ao campeonato nacional de TT estreando da melhor maneira o competitivo Mitsubishi Racing Lancer. Tudo no mesmo dia em que desporto automóvel português sofreu perda irreparável com a morte de José Megre o “pai” do todo-o-terreno nacional.
Após a super especial da Herdadinha realizada ontem e ganha por Miguel Barbosa, com Filipe Campos em segundo e Carlos Sousa em terceiro, tudo apontava para que a hierarquia do ano passado se mantivesse. No final deste aperitivo verdadeiramente espectacular e com muito público presente, Carlos Sousa revelou-se “tranquilo e satisfeito com este terceiro lugar. Ainda temos dificuldade em entender o Racing Lancer pelo que este era o resultado esperado.”
Porém, após os primeiros quilómetros do primeiro sector selectivo, tudo se precipitou. Uma má escolha de pneus por parte de Filipe Campos e Miguel Barbosa penalizou-os em algumas partes do percurso levando-os mesmo a furar. “Após 40 quilómetros percorridos tivemos um furo e perdemos muito tempo” referiu Miguel Barbosa. Já o campeão nacional de 2008
experimentou o mesmo dissabor “quando faltavam 12 quilómetros para o final do sector selectivo” lembrando Filipe Campos que “foi a única dificuldade que sentimos ao longo destes 147 quilómetros.”
Contas feitas, Carlos Sousa e Luís Ramalho chegaram ao final do primeiro sector selectivo na frente com 4m16s sobre Filipe Campos e 4m22s para Miguel Barbosa, seguindo-se Pedro Grancha (Nissan Navara OffRoad) com
pouco mais de cinco minutos de desvantagem. No agrupamento T2 a liderança estava entregue a Pedro Silva Nunes / Paulo Torres (Mitsubishi Montero DiD) enquanto no Desafio Elf Mazda, Bruno Oliveira sublinhava a sua liderança com um óptimo oitavo lugar da geral.
Na partida para o segundo sector selectivo, Carlos Sousa mostrava-se um pouco mais confiante apesar de confidenciar que “não vou entrar em euforias. Vamos tentar evitar os furos, controlar o andamento dos restantes e continuar a aprendizagem do Racing Lancer.” Miguel Barbosa e Filipe Campos prometiam “não baixar os braços” com o campeão nacional decidido a “manter o andamento para recuperar do atraso matinal.”
E fazendo jus à sua promessa, Filipe Campos imprimiu um andamento impressionante ao seu BMW X3 CC, recuperando 10 segundos após o primeiro controlo de passagem (CP) do segundo sector selectivo cortando mais 31 segundos à vantagem de Carlos Sousa no final do segundo CP.
Porém, a muita experiência classe e frieza de Carlos Sousa permitiam-lhe limitar as perdas e à entrada dos últimos 40 quilómetros tinha para gerir uma vantagem superior a 3 minutos. Que o derradeiro esforço de Filipe Campos até final do sector selectivo não foi capaz de anular, permitindo assim uma vitória inesperada mas justa para Carlos Sousa / Luís Ramalho na estreia do Mitsubishi Racing Lancer.
No final, a alegria do piloto lisboeta era evidente. “Foi um regresso muito bom, a prova foi excelente e divertimo-nos muito.” E como mostram os tempos nos diversos CP, Carlos Sousa geriu sem levantar o pé. “Sabíamos que os nossos adversários iriam atacar forte e por isso continuámos a andar depressa, mas sempre de forma segura.”
Curiosamente satisfeito, Filipe Campos declarou-se bastante “agradado com o resultado, andámos muito bem nesta segunda passagem e não fosse o furo durante a manhã, fruto da má escolha de pneus, talvez tivéssemos lutado mais de perto pela vitória. A verdade é que temos campeonato, esta concorrência é óptima e estaremos já na próxima prova prontos para ganhar.”
Em claro contraste estava o semblante de Miguel Barbosa, pouco satisfeito com o seu terceiro lugar, voltando a referir “as diferenças entre o meu carro e o do Filipe Campos que se juntaram ao furo que tivemos na parte da manhã para explicar este resultado que não nos deixa satisfeitos.”
No agrupamento T2 a vitória neste ERVIDEIRA Rali TT foi para o estreante Nuno Matos, bi-campeao nacional do agrupamento T8. Ao volante da Isuzu D-Max vencedora da categoria na Taça FIA de Bajas 2008 com Rui Sousa, o piloto enfrentou dura oposição de Pedro Silva Nunes, mas no sector final conseguiu tomar a liderança e terminar num excelente sétimo lugar da geral.
No agrupamento T8, José Camilo Martins ao volante de um Nissan Terrano II foi o vencedor, juntando-lhe um excelente 12º lugar imediatamente na frente de Bruno Oliveira, o primeiro do Desafio Elf Mazda. O 13o lugar final não espelha o excelente andamento do piloto, prejudicado por problemas na sua Mazda BT50.
No cerimónia do pódio, a consternação era evidente no rosto de todos e num sinal de respeito pela memória de José Megre, o champanhe manteve-se fechado e os vencedores limitaram-se a receber os aplausos do público como reconhecimento pelo seu esforço.

Classificação final
1o Carlos Sousa/Luís Ramalho Mitsubishi Racing Lancer 3h50m19,s
2o Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3 CC a 4m05,4s
3o Miguel Barbosa/Miguel Ramalho BMW X3 CC a 6m03,9s
4o Pedro Grancha/Paulo Primaz Nissan Navara OffRoad a 20m17,0s
5o Bernardo Maia/Joana Sotto-Mayor BMW X3 CC a 20m56,0s
6o Rui Costa/Nuno Alves Mitsubishi Pajero Proto a 39m31,3s
7o Nuno Matos/Jaime Cortes Isuzu D.Max a 45m03,2s
8o José Gameiro/António Saraiva Nissan Navara a 45m28,3s
9o Pedro Nunes/Paulo Torres Mitsubishi Montero DiD a 46m04,9s
10o José Dinis Lucas/Luís Tirano Nissan Navara a 47m10,0s
(Classificados mais 23 pilotos)

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