
Carlos Sousa diz que aceita qualquer resultado nesta primeira prova, enquanto Filipe Campos e Miguel Barbosa querem começar com o pé direito. Intenções para confirmar a partir desta sexta-feira
De novo com honras de abertura do calendário, o rebaptizado Ervideira Rali TT abre a partir desta sexta-feira as hostilidades daquele que se perfila como um dos mais interessantes e aguardados campeonatos dos últimos anos.
Organização da Sociedade Artistística Reguenguense, a carismática jornada alentejana será o palco ideal para medir o pulso às ambições de cada um dos candidatos, mais num ano em que se perspectiva uma luta de gigantes entre os dois principais animadores da última época, respectivamente Filipe Campos e Miguel Barbosa, e o mediático Carlos Sousa, de regresso a um circuito que abandonou há já cinco anos e quando celebra 20 anos de carreira.
Salvo qualquer surpresa, e face ao superior potencial das máquinas que tripulam, será deste trio que sairá o novo Campeão Nacional de 2009. Apenas a título de curiosidade, refira-se que os três juntos somam qualquer coisa como nove títulos absolutos e 37 vitórias à geral ao nível do CPTT, oito delas precisamente nesta prova.

Sousa à descoberta
Único a ostentar quatro vitórias no seu palmarés em Reguengos (2002, 2003, 2005 e 2008), Miguel Barbosa reassume nesta prova o volante do BMW X3 estreado no último Portalegre, apontando o lugar cimeiro como único objectivo a perseguir. Discurso semelhante tem Filipe Campos, o actual Campeão em título, igualmente empenhado em iniciar o ano com o pé direito, num rali em que só venceu por uma vez (2002). A favor do portuense, o facto de já ter oito provas disputadas com o BMW X3.
No plano oposto, Carlos Sousa terá seguramente um arranque de época bem mais difícil. Parado já desde Abril do ano passado, o consagrado piloto de Almada parte aqui à descoberta do Racing Lancer, dizendo-se preparado para qualquer resultado nesta primeira prova. Embora há muito desactualizado da realidade nacional, regressa a um palco onde já venceu por três ocasiões (1997, 1998 e 2000) e sempre num Mitsubishi.
Outsiders à espreita
À espreita de qualquer deslize dos principais favoritos, a segunda linha de potenciais candidatos é encabeçada por Pedro Grancha e Miguel Farrajota, respectivamente terceiro e quarto classificados do último campeonato. Campeão Nacional em 2006, o piloto de Cascais quer imiscuir-se na luta pelos lugares cimeiros, procurando tirar o melhor partido da evolução de motor da Navara Off Road. Principal revelação da última época, por quatro vezes subindo ao pódio, Farrajota é outro dos nomes a ter em conta no fiável DePieres Proto Rav4. Igualmente do Algarve vem Paulo Martins, de regresso ao plano nacional para evoluir a sua antiga e potente Nissan Navara.
Embora amputada de nomes como João Ramos, Pedro Gameiro, Rui Sousa ou Ricardo Leal dos Santos, esta segunda linha é ainda reforçada por Bernardo Moniz da Maia (no outro BMW X3), o sempre rápido André Amaral (Proto DP04), o regular José Diniz Lucas (Pajero DiD) ou o veterano José Gameiro (Navara Off Road).
Campeão ausente no T2
Ao nível do Agrupamento T2, a principal nota vai para a ausência do seu actual Campeão em título, Nelson Clemente, passando a sua antiga Nissan Pathfinder para Jorge Plácido, este ano a assumir uma formal candidatura ao título. Entre os seus potenciais adversários contam-se, além de Mário Dinis Lucas (Pajero DiD), o regressado Adélio Machado (Toyota Land Cruiser) e a promessa Nuno Matos, o Bicampeão Nacional de T8 que este ano dá o salto para a competitiva Isuzu D-Max com que Rui Sousa venceu a categoria na Taça FIA de Bajas.
De resto, animação garantida na muito concorrida categoria T8 (11 equipas à partida), à qual regressa João Belo (Nissan Terrano II), vencedor desta prova há um ano, e onde se estreia José Camilo Martins (Nissan Navara).
Referência final para o início da segunda edição do Desafio Elf/Mazda, para já com uma lista de apenas seis inscritos naturalmente liderada pelo seu último vencedor, Bruno Oliveira.
No plano oposto, Carlos Sousa terá seguramente um arranque de época bem mais difícil. Parado já desde Abril do ano passado, o consagrado piloto de Almada parte aqui à descoberta do Racing Lancer, dizendo-se preparado para qualquer resultado nesta primeira prova. Embora há muito desactualizado da realidade nacional, regressa a um palco onde já venceu por três ocasiões (1997, 1998 e 2000) e sempre num Mitsubishi.
Outsiders à espreita
À espreita de qualquer deslize dos principais favoritos, a segunda linha de potenciais candidatos é encabeçada por Pedro Grancha e Miguel Farrajota, respectivamente terceiro e quarto classificados do último campeonato. Campeão Nacional em 2006, o piloto de Cascais quer imiscuir-se na luta pelos lugares cimeiros, procurando tirar o melhor partido da evolução de motor da Navara Off Road. Principal revelação da última época, por quatro vezes subindo ao pódio, Farrajota é outro dos nomes a ter em conta no fiável DePieres Proto Rav4. Igualmente do Algarve vem Paulo Martins, de regresso ao plano nacional para evoluir a sua antiga e potente Nissan Navara.
Embora amputada de nomes como João Ramos, Pedro Gameiro, Rui Sousa ou Ricardo Leal dos Santos, esta segunda linha é ainda reforçada por Bernardo Moniz da Maia (no outro BMW X3), o sempre rápido André Amaral (Proto DP04), o regular José Diniz Lucas (Pajero DiD) ou o veterano José Gameiro (Navara Off Road).
Campeão ausente no T2
Ao nível do Agrupamento T2, a principal nota vai para a ausência do seu actual Campeão em título, Nelson Clemente, passando a sua antiga Nissan Pathfinder para Jorge Plácido, este ano a assumir uma formal candidatura ao título. Entre os seus potenciais adversários contam-se, além de Mário Dinis Lucas (Pajero DiD), o regressado Adélio Machado (Toyota Land Cruiser) e a promessa Nuno Matos, o Bicampeão Nacional de T8 que este ano dá o salto para a competitiva Isuzu D-Max com que Rui Sousa venceu a categoria na Taça FIA de Bajas.
De resto, animação garantida na muito concorrida categoria T8 (11 equipas à partida), à qual regressa João Belo (Nissan Terrano II), vencedor desta prova há um ano, e onde se estreia José Camilo Martins (Nissan Navara).
Referência final para o início da segunda edição do Desafio Elf/Mazda, para já com uma lista de apenas seis inscritos naturalmente liderada pelo seu último vencedor, Bruno Oliveira.
Sem comentários:
Enviar um comentário