quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ERVIDEIRA TT - MEDIR O PULSO AOS CANDIDATOS


Carlos Sousa diz que aceita qualquer resultado nesta primeira prova, enquanto Filipe Campos e Miguel Barbosa querem começar com o pé direito. Intenções para confirmar a partir desta sexta-feira
De novo com honras de abertura do calendário, o rebaptizado Ervideira Rali TT abre a partir desta sexta-feira as hostilidades daquele que se perfila como um dos mais interessantes e aguardados campeonatos dos últimos anos.
Organização da Sociedade Artistística Reguenguense, a carismática jornada alentejana será o palco ideal para medir o pulso às ambições de cada um dos candidatos, mais num ano em que se perspectiva uma luta de gigantes entre os dois principais animadores da última época, respectivamente Filipe Campos e Miguel Barbosa, e o mediático Carlos Sousa, de regresso a um circuito que abandonou há já cinco anos e quando celebra 20 anos de carreira.
Salvo qualquer surpresa, e face ao superior potencial das máquinas que tripulam, será deste trio que sairá o novo Campeão Nacional de 2009. Apenas a título de curiosidade, refira-se que os três juntos somam qualquer coisa como nove títulos absolutos e 37 vitórias à geral ao nível do CPTT, oito delas precisamente nesta prova.


Sousa à descoberta
Único a ostentar quatro vitórias no seu palmarés em Reguengos (2002, 2003, 2005 e 2008), Miguel Barbosa reassume nesta prova o volante do BMW X3 estreado no último Portalegre, apontando o lugar cimeiro como único objectivo a perseguir. Discurso semelhante tem Filipe Campos, o actual Campeão em título, igualmente empenhado em iniciar o ano com o pé direito, num rali em que só venceu por uma vez (2002). A favor do portuense, o facto de já ter oito provas disputadas com o BMW X3.
No plano oposto, Carlos Sousa terá seguramente um arranque de época bem mais difícil. Parado já desde Abril do ano passado, o consagrado piloto de Almada parte aqui à descoberta do Racing Lancer, dizendo-se preparado para qualquer resultado nesta primeira prova. Embora há muito desactualizado da realidade nacional, regressa a um palco onde já venceu por três ocasiões (1997, 1998 e 2000) e sempre num Mitsubishi.

Outsiders à espreita
À espreita de qualquer deslize dos principais favoritos, a segunda linha de potenciais candidatos é encabeçada por Pedro Grancha e Miguel Farrajota, respectivamente terceiro e quarto classificados do último campeonato. Campeão Nacional em 2006, o piloto de Cascais quer imiscuir-se na luta pelos lugares cimeiros, procurando tirar o melhor partido da evolução de motor da Navara Off Road. Principal revelação da última época, por quatro vezes subindo ao pódio, Farrajota é outro dos nomes a ter em conta no fiável DePieres Proto Rav4. Igualmente do Algarve vem Paulo Martins, de regresso ao plano nacional para evoluir a sua antiga e potente Nissan Navara.
Embora amputada de nomes como João Ramos, Pedro Gameiro, Rui Sousa ou Ricardo Leal dos Santos, esta segunda linha é ainda reforçada por Bernardo Moniz da Maia (no outro BMW X3), o sempre rápido André Amaral (Proto DP04), o regular José Diniz Lucas (Pajero DiD) ou o veterano José Gameiro (Navara Off Road).

Campeão ausente no T2
Ao nível do Agrupamento T2, a principal nota vai para a ausência do seu actual Campeão em título, Nelson Clemente, passando a sua antiga Nissan Pathfinder para Jorge Plácido, este ano a assumir uma formal candidatura ao título. Entre os seus potenciais adversários contam-se, além de Mário Dinis Lucas (Pajero DiD), o regressado Adélio Machado (Toyota Land Cruiser) e a promessa Nuno Matos, o Bicampeão Nacional de T8 que este ano dá o salto para a competitiva Isuzu D-Max com que Rui Sousa venceu a categoria na Taça FIA de Bajas.
De resto, animação garantida na muito concorrida categoria T8 (11 equipas à partida), à qual regressa João Belo (Nissan Terrano II), vencedor desta prova há um ano, e onde se estreia José Camilo Martins (Nissan Navara).
Referência final para o início da segunda edição do Desafio Elf/Mazda, para já com uma lista de apenas seis inscritos naturalmente liderada pelo seu último vencedor, Bruno Oliveira.

Sem comentários: