quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

TRÊS PERGUNTAS A...

José Prego (Director de Prova)

Quais as grandes novidades desta 21ª edição?
A primeira grande novidade é a nova designação da prova, já que passamos a contar com a Ervideira, um dos grandes produtores de vinhos alentejanos, como principal patrocinador. A nível de percurso, a primeira novidade surge logo na sexta-feira, já que a Super Especial passa agora disputada na Herdadinha, junto à Adega da Ervideira. Para o público e para os órgãos de comunicação social, julgo que vai ser muito interessante, porque tem quase dois quilómetros de visibilidade para a pista. Depois, no sábado, teremos um duplo sector de 147 km, com partida a norte de Reguengos e que se desenvolve por Monsaraz, enrolando depois para a zona de Évora, em pistas mais rolantes, sendo os últimos 60 a 70 km bastante rápidos. Para além disso, e denotando uma preocupação ambiental, por cada concorrente inscrito vamos plantar quatro sobreiros.

Como surgiu este novo sponsor e quais as razões que levaram ao término do acordo com o anterior, já com 20 anos de ligação à prova?
Era algo que já sabíamos desde a prova do ano passado, logo após falarmos com a Administração da Finagra. Disseram-nos que não prolongariam o apoio porque estavam com uma preocupação mais ambientalista e que o TT não se enquadrava, o que eu não compreendo mas aceito. Foi a ideia deles. Depois houve um ‘namoro’ com esta empresa da família Leal da Costa. É um patrocinador com muita ‘garra’ e digo isto porque vejo a vontade deles em estarem presentes e marcar apoio. Têm um grande gosto em apoiar, em ajudar. Patrocinadores como estes são muito importantes para o automobilismo nacional e devem ser acarinhados. Aliás, o contrato com a Ervideira é por ‘N’ anos, pelo que pode ver que há uma grande confiança entre organização e patrocinador.

Satisfeito com a lista de participantes?
Nos outros anos não temos tido muitas razões de queixa. Mas neste ano, e dado o actual cenário de crise, notamos um pequeno decréscimo, embora perceba que há ainda pilotos a ultimar os seus projectos para a temporada. A dois dias de fechamos em definitivo as inscrições, temos cerca 40 pilotos confirmados, incluindo já os principais cabeças-de-cartaz. Sinceramente, não sei como é que vai ser o resto do campeonato, mas parece-me mesmo que este vai ser mesmo um ano de crise.

Sem comentários: